História

Com mais de sete décadas de longevidade, a Curtumes Benjamim tem conseguido contornar as dificuldades do sector, adaptando-se às exigências dos tempos.

Foi no final da década de 40 que Francisco Benjamim fundou esta empresa de curtumes, que ficou conhecida pelo seu nome. Mais tarde, passou o testemunho ao filho Henrique Ferreira e hoje, é já a terceira geração, com os irmãos Carlos e Luís Ferreira, que tem comandado os destinos da empresa. Os anos foram passando, e muita coisa mudou.

Nos últimos anos a prioridade foi conciliar o fabrico das peles num artigo moderno, natural e sustentável. Todas as peles por nós produzidas são provenientes do abate de animais destinados desde o início, ao setor alimentar, e provêm de explorações europeias que cumprem a legislação da EU em matéria de bem-estar animal, criando assim valor a partir de um subproduto da indústria alimentar.

Todo o processo produtivo desde o couro em bruto até ao artigo final é produzido nas nossas instalações, tendo optado pela curtimenta a vegetal utilizando taninos naturais à base de plantas. Desta maneira, conseguimos produzir peles de uma forma moderna, mas mantendo as características únicas da antiga curtimenta a vegetal, produzindo, ao mesmo tempo, artigos biodegradáveis. 

É com enorme satisfação que no ano 2022 completamos o nosso processo de certificação com o estatuto Silver Rated atribuído pelo Leather Working Group, assim, toda a nossa produção dispõe o certificado LWG Audited.

Com esta certificação demonstramos o nosso compromisso com o meio ambiente, produzindo um produto sustentável. Tendo em atenção a origem das matérias-primas, um elevado controlo do consumo de água, a produção para autoconsumo de parte da energia consumida, o uso de produtos químicos mais ecológicos, o controlo eficiente de todas as emissões de gases e águas residuais e ainda o encaminhamento para reciclagem ou recuperação de praticamente todos os resíduos gerados.